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Motiva vence leilão da Fernão Dias e assume concessão até 2040

Leilão da Fernão Dias: empresa que apresentar menor pedágio leva a concessão A empresa Motiva venceu, nesta quinta-feira (11), o leilão da rodovia Fernão ...

Motiva vence leilão da Fernão Dias e assume concessão até 2040
Motiva vence leilão da Fernão Dias e assume concessão até 2040 (Foto: Reprodução)

Leilão da Fernão Dias: empresa que apresentar menor pedágio leva a concessão A empresa Motiva venceu, nesta quinta-feira (11), o leilão da rodovia Fernão Dias (BR-381), realizado pelo Ministério dos Transportes. O certame ocorreu às 14h, na B3, Bolsa de Valores de São Paulo. Além de oferecer a menor tarifa de pedágio entre as participantes, a vencedora do leilão deverá investir R$ 14,8 bilhões nos próximos 10 anos para modernizar, duplicar e ampliar a rodovia. O contrato de concessão da BR-381 vai até 2040. A rodovia liga São Paulo a Belo Horizonte, dois dos maiores centros econômicos do país. O trecho de 562 km, que passa por 33 municípios, responde por 15% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional e recebe cerca de 250 mil veículos por dia, segundo a Arteris, responsável pela Fernão Dias desde 2008. Além da empresa, outros dois grupos do setor participaram da disputa: Consórcio Infraestrutura MG, do grupo EPR - o grupo possui seis concessionárias nos estados de Minas Gerais e Paraná, entre elas a EPR Sul de Minas e a EPR Vias do Café, no Sul de Minas. Arteris - responsável pela Fernão Dias desde 2008. O grupo também possui outras seis concessionárias nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina. Entre as rodovias sob a sua administração estão a Anhanguera (SP-330), a Régis Bittencourt (BR-116) e o trecho da BR-101 no RJ. Rodovia Fernão Dias tem 570 km e corta 33 municípios entre SP e BH Divulgação Autopista Fernão Dias/OHL “Temos correções de traçado a fazer. Essa é uma rodovia que passa por uma região sinuosa e registrava um número muito alto de tombamentos de carretas. Para se ter uma ideia, no ano passado a rodovia ficou 52 dias interditada, somando todas as paralisações causadas por acidentes e tombamentos”, afirma a secretária nacional de Transporte Rodoviário, Viviane Esse. Ele lembra que a Fernão Dias é a segunda rodovia brasileira em volume de tráfego e tem um número elevado de interrupções por falta de investimentos. Por isso, está prevista a construção de túneis. “Como a rodovia tem recebido um volume muito alto de tráfego, o pavimento se deteriorou mais rápido. Por isso, vamos investir R$ 5 bilhões apenas na recuperação e melhoria do asfalto", diz. O edital prevê: 108 km de faixas adicionais; 14 km de vias marginais; 9 km de correções de traçado; 29 passarelas; 17 interseções otimizadas; 2 Pontos de Parada e Descanso (PPDs) melhorias de acesso; passagens de fauna; áreas de escape; túneis. LEIA TAMBÉM: Quais os impactos da nova concessão da Fernão Dias para o Sul de Minas Leilão simplificado O governo federal chegou a avaliar a prorrogação do contrato da Arteris, mas decidiu abrir uma nova concorrência pública, permitindo a entrada de outras empresas em um leilão simplificado. A modalidade faz parte de um programa do Ministério que busca melhorar e reorganizar os contratos e oferece ao mercado um modelo já repactuado previamente com a atual concessionária da rodovia. “A gente constatou que 14 rodovias — praticamente mais da metade das concedidas — estavam com baixa performance, com obras paralisadas ou sem investimentos para continuar. É o caso da Fernão Dias. Por isso, renegociamos esses contratos, modernizamos e incluímos novas obras”, explicou Viviane. Nesse formato, caso a Arteris não vença o leilão, ela terá direito a uma indenização de R$ 295 milhões paga pela nova concessionária.